Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 30 de janeiro de 2020
Uma final feminina "multi-nacional" no AA



De um lado, uma espanhola que nasceu na Venezuela. Do outro lado, uma americana naturalizada por nascida russa. Será "multi-nacional" a final feminina do Aberto da Austrália neste sábado. A "espanhola venezuelana" Garbiñe Muguruza se garantiu na decisão com 2 x 0 sobre Simona Halep, o que lhe permitirá tentar seu 3º Grand Slam - já ganhara Roland Garros em 2016 e Wimbledon em 2017. No torneio australiano, simplesmente já ser semifinalista lhe assegurara sua melhor presença pois no máximo fora quadrifinalista em 2017. Já a "americana russa" Sofia Kenin venceu a atual nº 1 da WTA, Ashleigh Barty, também por 2 x 0. Nunca ela havia chegado tão longe em Slams, no máximo atingira a 4ª rodada de Roland Garros ano passado.

Já no masculino, o peso de uma quarta-de-final peleadíssima foi sentido pelo Roger Federer. No 50º embate entre eles, Novak Djokovic tocou 3 x 0 no suíço, tem agora 27 x 23 no confronto direto e já está na final de domingo. Com 16 troféus de Grand Slam, o sérvio busca o bicampeonato na Austrália, onde é senhor supremo ao ter 6 conquistas nas últimas 10 edições. Amanhã, saberemos se ele terá pela frente Alexander Zverev, que busca sua primeira decisão de Slams, ou Dominic Thiem, atual bi-vice de Roland Garros.

Destaques do futebol ontem e hoje

Campeonato Carioca (4ª rodada) Um gol sensacional de calcanhar do Sr. Jéssica Garducci (mas pode chamar de Nenê que dá no mesmo) deu a vitória ao Fluminense pelo escore mínimo diante do Flamengo, que ainda utilizou os juniores e não os profissionais - logo, um que não esteve em campo foi William Arão, cujo vínculo foi renovado até 2023. Os rubro-negros não perdiam no Maracanã havia 30 partidas, desde o 1 x 0 do Peñarol pela Libertadores. Tudo bem que não era a equipe principal em campo, não tinha Gabigol, Bruno Henrique e cia. Mas era a camisa do Flamengo em campo, assim como a camisa do Fluminense. E o Tricolor tem, sim, que comemorar muito a vitória, que não é diminuída de forma alguma por causa deste detalhe - até porque, pra posteridade, o que fica é o resultado. O que ficou marcado deste jogo foi o grito de "time assassino" da torcida tricolor em relação ao Fla por causa dos 10 meninos mortos na tragédia do CT Ninho do Urubu. Não precisava disso - e justifico: nenhum problema em achar que o Flamengo esteja procedendo erradamente em relação às famílias das vítimas, que não esteja agindo corretamente, que deveria dar mais atenção a elas, destinar boa parte dos muitos lucros obtidos com os títulos do ano passado, até aí tudo bem. Mas qual é o ganho de lançar esse grito para quem nada tem a ver com a história, como os jogadores e a comissão técnica em campo? (preciso corrigir pois muitos têm sim a ver com a história por terem sido companheiros de grupo dos vitimados) Desestabilizá-los para jogarem mal? Que direcionem estas reclamações para os diretores rubro-negros tudo bem, até porque poderiam lidar melhor com essa situação por mais que se saiba que tem havido negociações e conversações relativas a ela, mas cada coisa no seu lugar. Assim como foi, não pegou bem, não. De volta a campo na segunda contra o Resende, o Mengão lidera o Grupo A ao ter 7 pontos igual ao Boavista, que no sábado encarará o Fluzão, 1º do B com 12. Hoje, os destaques ficam para Botafogo x Resende e Vasco x Cabofriense.

Campeonato Paulista (3ª rodada) O Pacaembu "gourmetizado" viu um show de Willian Bigode, 3 gols nos 4 x 0 do Palmeiras sobre o Oeste. O Verdão é 2º do B com 7 e o Rubrão é o 3º do A com 3. Já o São Paulo teve Hernanes como nome central da virada por 2 x 1 diante da Ferroviária e lidera o Grupo C com 7 pontos. Fora de casa, o Botafogo ficou no 2 x 2 com o Ituano e é 4º do B com 1. Nesta quinta, teremos Ponte Preta x Corinthians (os alvinegros paulistanos souberam que pegarão na 2ª pré-grupos da Libertadores o velho conhecido Guaraní do Paraguai, que eliminou o também velho conhecido corintiano San José por 4 x 0), Santos x Inter de Limeira, Mirassol x Guarani e Novorizontino x Bragantino.

Campeonato Mineiro (3ª rodada) Algo pessoal, aceito discordâncias: prefiro ganhar todas por 1 x 0 por serem 6 pontos ao invés de golear num jogo e não ganhar o outro. Depois de uma mão cheia de gols sobre o Tupynambás, o Atlético "oxou" com o Coimbra e ainda lidera com 7 pontos, mas empatado com a URT. Domingo, o Galo recebe a Tombense. O citado Tupynambás tomou 1 x 0 do América, 5º com 4 em 2 partidas. Sábado, o Coelho enfrentará o Uberlândia.

Campeonato Gaúcho (3ª rodada) Ofensivamente bem, defensivamente mal. O Internacional ganhou de virada do São Luiz por 4 x 3, mas mesmo que na frente o time respondesse positivamente, ficou a preocupação com a defesa ao tomar 3 gols bobos de bola aérea. O Colorado jogará no sábado contra o Ypiranga, ambos líderes do Grupo A com 9 pontos. Houve ainda dois 0 x 0: do Juventude com o Novo Hamburgo, o que deixou o Papo em 3º no A com 4, e do Brasil com o Esportivo, deixando o Xavante em 6º do B com 1. O Brasil visitará o Caxias no domingo e o Juventude jogará fora no sábado contra o Pelotas, ontem superado por 2 x 1 pelo Ypiranga - e mais uma vez o velho futebol brasileiro entrou em cena: Lobão campeão da Recopa Gaúcha domingo passado e da Copa Seu Verardi (Copa FGF) em 2019, mas mandarem embora o técnico Picoli por somar 1 ponto de 9 no estadual. Êlaiá!!! E graças a Deus que não houve mortes no acidente com o ônibus de torcedores áureo-cerúleos em Erechim, que os 27 feridos fiquem bem logo, logo. Hoje, o destaque é Grêmio x São José.

Campeonato Paranaense (4ª rodada) O Coritiba tinha um jogador a mais e vencia até os 41 minutos do 2º tempo, mas o Operário arrancou um 1 x 1 heróico diante das circunstâncias. O Coxa é 3º com 8 pontos e o Fantasma o 4º com 7. Domingo, o Operário receberá o Cianorte e o Coritiba visitará o Londrina. Hoje, os destaques são Paraná x FC Cascavel e Cianorte x Athletico (os rubro-negros confirmaram a venda de Bruno Guimarães para o Lyon por 5 temporadas - hoje é aniversário do agora dirigente Juninho Pernambucano, mas o presente quem deu foi ele à torcida).

Campeonato Catarinense (3ª rodada) O Figueirense deu "parabéns pra você" ao Joinville ganhando por 2 x 1, liderando com os mesmos 7 pontos do Juventus, que superou por 1 x 0 a Chapecoense, 8ª com 2. Os próximos oponentes respectivos de Figueira e Chape, domingo, "se enfrentar-se-ão-se a si mesmos" nesta noite: Avaí x Brusque.

Copa do Nordeste (2ª rodada) O CRB derrotou o Santa Cruz por 1 x 0 e tem 3 pontos no Grupo A contra 1 no B dos vencidos. Dia 8 o Santinha visitará o Fortaleza, e dia 9 tem o clássico do Galo contra o CSA.

Campeonato Baiano (3ª rodada) Bahia por Bahia, o de Salvador triunfou aos 49 do 2º ante o de Feira de Santana, 1 x 0 garantido por Caíque. Os tricolores têm 7 pontos e domingo pegarão o Jacuipense. Já o Vitória permitiu ao Juazeirense chegar ao 2 x 2 e soma 5 pontos. Domingo, o Leão visitará o Vitória da Conquista.

Campeonato Cearense (1ª rodada da 2ª fase) Eram 5, agora são 6 partidas do Ceará sem vitória sob o comando do Argel e 9 totais. 1 x 1 com o Ferroviário e quarta que vem o Vozão pegará o Pacajus.

Campeonato Goiano (3ª rodada) O Atlético massacrou o Anápolis por 1, 2, 3, 4, 5 x 1 e lidera com 9 pontos a exemplo do seu oponente deste sábado, o Jaraguá. Já o Goiás tocou 3 x 1 na Anapolina e é 3º com 7. Domingo, tem clássico contra o Vila Nova.

Copa da Liga Inglesa Manchester por Manchester, o United ganhou o jogo por 1 x 0, mas a vaga na final contra o Aston Villa foi do City por 3 x 2 totais.

Campeonato Inglês O Liverpool fez jogo pendente da época do Mundial de Clubes e ganhou do West Ham por 2 x 0, indo aos 70 pontos em 24 jogos, 19 a mais que o Manchester City.

Copa do Rei Vinícius Júnior deixou o seu nos 1, 2, 3, 4 x 0 do Real Madrid sobre o Zaragoza, presença nas quartas assegurada. Quem fez história foi Marcelo, que completou 500 jogos pelos merengues e é apenas o segundo não-espanhol a atingir esta marca - e os dois são brasileiros e laterais esquerdos, o outro foi Roberto Carlos.

Curtinhas Esportivas

Christine Sinclair histórica Ao anotar duas vezes nos 11 x 0 do Canadá sobre São Cristóvão e Nevis pelo Pré-Olímpico da Concacaf, ela chegou aos 185 gols, um acima da americana Abby Wambach, e se tornou a maior goleadora do futebol feminino internacional em todos os tempos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Kennedy Alencar nos EUA O comentarista da Rádio CBN cobrirá in loco a eleição presidencial ianque e estreará no dia 3 a coluna "Pastoral Americana", que irá ao ar de segunda a sexta, durante a programação.

RB fora da Ouro Verde? Fazia um tempaço que eu não ligava de manhã cedo na excelente estação musical Ouro Verde FM de Curitiba e hoje resolvi fazê-lo perto das 7h30 pois sabia que estaria acabando a edição nacional do "Primeira Hora", retransmitido via Rede Bandeirantes de Rádio. Mas para minha surpresa total, quando me toquei não eram as vozes do Pedro Campos e da Ana Paula Rodrigues que estavam no ar, mas sim a de Adílson Arantes. Era uma retransmissão do "Jornal da Manhã", da Difusora AM. Quando será que aconteceu esta mudança? Porque não fazia ideia disso, sinceridade. E será que, mesmo deixando de retransmitir o "Primeira Hora", a Ouro Verde continua sendo componente do Bandsat? Até porque nada mais da RB ela veiculava, só mesmo o jornal das 7h às 7h30.

Hefistófeles Bocardi? Já pensou? Vai que... né? Bom, não é nada disso. Rodrigo Bocardi estimulou isso no "Bom Dia SP" de hoje ao brincar com a co-apresentadora Glória Vanique que tinha Moura como outro sobrenome e que seu verdadeiro nome não era Rodrigo pois o original não daria para adotar no dia-a-dia. Mais tarde, o apresentador da Globo disse na internet que foi uma pegadinha para mostrar que não dá para acreditar em tudo que está na internet, citando uma mudança feita em seu nome no verbete que tem na Wikipédia, e que é só Rodrigo Bocardi mesmo.

Estreia na Record Série exibida desde outubro pelo AXN aos domingos, "Em Nome da Justiça" passará às 22h30 e terá a mesma Ilana Casoy que já a apresenta, mas no canal aberto ganhando a companhia do Luiz Bacci. Serão 12 episódios nos quais a criminóloga analisa casos cujas sentenças deixaram dúvidas.

Amanda Françozo deixou a RBTV Leio no Flávio Ricco que a apresentadora saiu da Rede Brasil após 4 anos, nos quais fez os programas "Papo VIP" e "Estilo & Saúde".

O fim de Regina Duarte na Globo? A julgar pela nota da emissora lida ontem pelo William Bonner no "Jornal Nacional", sim, já que ela fala em negociação do fim da relação contratual com isso dela aceitar ser secretária de Cultura no governo do presidente Jair Bolsonaro. Faz quase 2 anos que ela foi vista por último no Plim-Plim, quando encerrada sua provavelmente última novela no canal, "Tempo de Amar".

Mas alguém ainda tinha dúvida??? Edgar "Sr. Barriga" Vivar respondeu a um fã de "Chaves" no Twitter que, sim, não foi apenas a Chiquinha simbolicamente, mas Maria Antonieta de Las Nieves que teve seu cabelo cortado de verdade em "Confusão no Cabeleireiro", um dos mais famosos episódios da série. Não é possível que alguém achasse que aquilo era cenográfico. Claro que as séries CH tinham efeitos especiais "maravilhosos", mas não a nível executivo.

Riggs e Murtaugh de volta? Segundo o produtor Dan Lin ao Hollywood Reporter, sim. É surgir um roteiro para Mel Gibson, Danny Glover e o diretor Richard Donner começarem a rodar o que seria o 5º e último filme da franquia "Máquina Mortífera", surgida em 1987. Só seria curioso ver como colocariam Martin e Roger em cenas alucinantes de ação como as dos outros 4 filmes, considerando-se que o Mel está com 64 anos e o Danny com 73.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Membro fundador da Legião Urbana - que está completando 35 anos de estreia neste 2020 -, Marcelo Bonfá celebra hoje seus 55 de vida. Sua bateria sempre foi marcante nos clássicos da banda desde o princípio, do qual separei minha preferida das muitas canções de Renato Russo e cia. que curto bastante. Fiquem aí com "Ainda é Cedo".



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros deste 30 de janeiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*95 anos do nascimento de Dorothy Malone, atriz falecida em 2018 e vencedora do Oscar de coadjuvante por "Palavras ao Vento".

*90 anos de Gene Hackman, ator que encerrou sua carreira em 2004 e que venceu o Oscar principal por "Operação França" e de coadjuvante por "Os Imperdoáveis", sendo indicado ainda por "Mississipi em Chamas" como principal e por "Uma Rajada de Balas" e "Meu Pai, um Estranho" como coadjuvante. Outros destaques deste excelente ator são "A Conversação", "Superman", "Reds", "Sem Saída", "Um Tiro que Não Deu Certo", "A Firma" e "A Gaiola das Loucas".

*75 anos de Otávio Augusto, no ar na Globo desde esta semana com "Salve-se Quem Puder", sua primeira novela desde "A Lei do Amor". Ele, cujo Ulisses virou o assassino da reprise de "A Próxima Vítima" no "Vale a Pena Ver de Novo".

*50 anos de Maria Luísa Mendonça, atriz surgida em "Renascer" e vista por último em "Segundo Sol".

*40 anos de Wilmer Valderrama, o Fez da série "De Volta aos Anos 70".

Um pedido especial a vocês, leitores

Dei ontem uma breve letra sobre isso no Twitter, reforcei hoje ali e no Facebook, e acho necessário fazê-lo também aqui. Pessoal: sempre que eu cometer um erro de informação no site, digam, avisem, alertem.

Prezo ao máximo por acertos e erros me deixam muito mal quando percebo que os cometo. E ontem, embarquei lotado em um sobre o Aberto da Austrália, que vi no Twitter e no qual acreditei, de que o fato de uma das semifinais ter Alexander Zverev contra Dominic Thiem representaria a primeira vez que um Grand Slam seria decidido por um jogador nascido na década de 1990 qualquer que seja o vencedor. Lasquei essa aqui, como destaque central da "24 Horas" e tudo mais. Mas errei. Um seguidor twitteiro, acertadamente e corretamente, me chamou a atenção à noite de que não era verdade isso pois o Thiem já decidiu Slams anteriormente, é o atual bi-vice-campeão de Roland Garros.

Bela do Dia: Wânyffer Monteiro

Wânyffer Monteiro, a "Wan Wan", repórter da TV Verdes Mares (Globo Ceará). Pessoal das redes que comenta e posta imagens de noticiários locais gosta muito desta dama.

Por mais que - mesmo gostando muito - eu não consiga acompanhar tanto tênis, é algo que eu deveria saber, algo básico. E me senti mal porque, como não acho que só futebol, futebol e futebol deva ser pauta central e acho legal que todas as modalidades esportivas tenham vez e protagonismo por mais que apenas o futebol eu consiga acompanhar nem de longe na medida que gostaria e principalmente precisaria (que dirá os outros esportes), é claro que um erro primário, básico e bobo desses merece ser mal visto pelas pessoas. Seria a mesma coisa que eu dizer, por exemplo, que os últimos campeões brasileiros de futebol foram o Flamengo em 2018 e o Palmeiras em 2019, quando qualquer um minimamente informado sabe muito bem que é o contrário. Certamente é o que quem é fã de tênis deverá ter achado diante do erro que cometi, e aí não poderei de maneira alguma reclamar se esta pessoa passar a duvidar de outras coisas que eu disser pois, se errei nisso, evidentemente achará que poderei ter feito o mesmo naquilo e naquele outro.

Para construir credibilidade leva um tempão enorme, mas para acabar com ela é um pisco de olhos e pronto. Tudo bem que fiquei quase dois anos sem atualizar o PB e que neste período acabei acompanhando menos esporte do que acompanhava antes por desviar o foco para outras coisas (não é nem de aspecto pessoal que falo, nem entro nesse mérito), mas isso não me dá o direito de uma falha tão primária assim. São coisas como essa que fazem com muita razão que muitas pessoas reclamem que o Brasil "esportivo" não existe por só se dar atenção ao futebol, ao futebol, ao futebol, ao futebol e, se sobrar um tiquinho de nada de tempo e atenção, aos outros esportes. E não sei lidar bem com erros. Que existem, existiram e existirão, claro que sei disso. Mas não gosto de errar por saber que um erro repercute 10, 20, 100 vezes mais que um acerto. E será para tentar evitar outros bobos assim que tentarei me esforçar sempre que publicar o site, pois levo muito em consideração - talvez até demais, mas não sendo algo que eu possa evitar - o que as pessoas acham ou deixam de achar e, principalmente, porque quero acertar o máximo no que faço.

Então, mais uma vez peço a todas e todos: quando eu cometer um erro informativo como foi esse do Thiem em Grand Slams, me corrijam! Me alertem! Me avisem! Não será algo que me deixará brabo ou chateado, muito ao contrário; ficarei é enormemente agradecido por isso.

Arremate

3 perdas de mando pelo horror feito na derrota pro Palmeiras? Só isso de punição ao Cruzeiro, STJD???

"24 Horas" volta antes que revisem esta pena e dobrem para ficar à altura da gravidade daquilo!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.