Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 28 de janeiro de 2020
50 vezes Novak x Roger



Serão completadas nesta quinta-feira, na 1ª semifinal do Aberto da Austrália. Novak Djokovic, que ganhou 26 duelos, bateu Milos Raonic por 3 sets a 0. Já Roger Federer, que venceu 23 vezes, derrotou Tennys Sandgren por 3 x 2 com direito a salvar "apenas" sete match-points no 4º set.

Falar no Grand Slam australiano é falar destes craques da raquete. Atual campeão, o sérvio chegou ao topo 7 vezes, todas elas apenas nas últimas 12 edições. Delas, 3 foram faturadas pelo suíço. Nos últimos 5 Australians, eles se alternaram como donos da taça. E é mais incrível ainda: nos últimos 16 torneios, o caneco só não foi de um ou de outro em 2004 (Marat Safin), 2009 (Rafael Nadal) e 2014 (Stanislas Wawrinka). Os dois últimos continuam no páreo deste ano. O também suíço jogará amanhã contra Alexander Zverev e o espanhol encarará Dominic Thiem. Pode dar Stan x Rafa na outra semifinal masculina.

Já no simples feminino, Ashleigh Barty passou por Petra Kvitova por 2 x 0 e continua na busca do 1º Aberto da Austrália de uma nativa desde Christine O'Neil em 1978. Sua adversária nesta quinta será Sofia Kenin, que bateu Ons Jabeur por 2 x 0. A outra semifinal será definida hoje à noite no nosso horário, manhã de amanhã na Austrália. De um lado temos Anett Kontaveit x Simona Halep e do outro estão Garbiñe Muguruza x Anastasia Pavlyuchenkova.

O adeus a Kobe Bryant

Clássico adiado Evidentemente não há clima ainda para Lakers e Clippers se enfrentarem hoje. O jogo foi adiado para data a definir e, assim, o primeiro compromisso do time defendido por 20 anos pela lenda após sua morte será o desta sexta-feira, no Staples Center, contra o Portland Trail Blazers. Promessa de uma carga emocional altíssima, especialmente da parte de LeBron James.

Sem condições de jogar Estava Kyrie Irving anteontem. Ao saber da morte de Kobe, ficou tão abalado que foi embora do Madison Square Garden a 1 hora do início da derrota por 110 x 97 do seu Brooklyn Nets para o New York Knicks.

Kobe no logo da NBA É uma campanha iniciada no Twitter por um torcedor chamado Tyvon Fettuccine, que queria obter 100 mil assinaturas para convencer a liga a alterar a imagem de sua marca, que traz a silhueta de Jerry West, 81 anos, conselheiro do Los Angeles Clippers e ex-jogador por 16 anos do Lakers - ele foi campeão em 1972. Mas o objetivo inicial já foi superado estratosfericamente, antes de publicar a coluna li que já eram mais de 1 milhão e 500 mil assinaturas.

Livro com Paulo Coelho Era uma ideia que Kobe tinha, mas que ainda não havia saído do rascunho. Era uma obra que seria voltada para as crianças. O escritor, que disse nas redes sociais ter aprendido muito ao interagir com ele, vai deletar o rascunho pois, sem o craque, o livro perdeu a razão de existir.

Destaques do futebol ontem e hoje

Campeonato Paulista Com um gol contra aos 47 minutos do 2º tempo, o Santos conseguiu ganhar do Guarani por 2 x 1 para ir aos 4 pontos em 2 rodadas no Grupo A, enquanto o Bugre parou nos 3 no D, no qual o Red Bull Bragantino ficou com 1 ao tomar 1 x 0 em casa da Inter de Limeira.

Campeonato Catarinense Com mais um brilho daquele carinha da oficina numa transmissão esportiva (rs), o Avaí tocou 3 x 1 no Marcílio Dias e tem 4 pontos em 2 rodadas. O Leão da Ilha não vencia desde o 1 x 0 sobre o Atlético Mineiro, ainda pela 20ª rodada do Brasileirão, em 23 de setembro do ano passado.

Campeonato Maranhense O Sampaio Corrêa estreou "alemanhando" por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 1 sobre o São José.

Campeonato Piauiense Destaque para Timon 2 x 2 Flamengo (jogo apitado por Djalma Alves de Lima, que decidiu fazê-lo mesmo depois de ficar 10 minutos em atendimento após passar mal nos minutos que antecederam o início, chegando a ficar paralisado, imóvel e com olhos virados - os médicos recomendaram a substituição, mas ele arriscou e comandou a partida, o que não é recomendável ante a relatada gravidade da situação).

Campeonato Mineiro Com 3 pontos da estreia e tendo o jogo contra o Tombense adiado pro sábado de carnaval, o Cruzeiro enfrenta o Villa Nova.

Copa do Nordeste A 2ª rodada começa com Bahia, que empatou sua estreia pelo Grupo A, versus Imperatriz, ganhador da sua no B.

Campeonato Pernambucano Com 2 pontos em 2 rodadas, o Sport recebe o Central.

Campeonato Cearense O Fortaleza estreia no torneio contra o Caucaia, na abertura da 2ª fase.

Campeonato Alagoano Após ganhar a estreia, o CSA enfrenta o Jacyobá.

Campeonato Sergipano Líder com 7 pontos em 3 rodadas, o Confiança visita o Itabaiana.

Pré-Olímpico Sul-Americano Líder do Grupo B com 6 pontos em 2 partidas, o Brasil pega a Bolívia pela 4ª rodada da 1ª fase.

Curtinhas Esportivas

*O "dia do fico" de Gabriel no Flamengo. Empréstimo já era, aquisição definitiva junto à Internazionale e vínculo de 5 anos. Nem deveria ser menos do que isso mesmo. Prêmio merecido a quem foi preciosamente decisivo em 2019 para as conquistas do Brasileirão e da Libertadores no maior ano rubro-negro desde 1981.

*Thiago Neves e Diego Souza confirmados pelo Grêmio. O primeiro foi vice da Libertadores de 2008 pelo Fluminense do Renato. Se for só pelo aspecto técnico, as possibilidades são positivas. Mas o lado treteiro dele predominou tanto no Cruzeiro do ano passado que fica a pulga atrás da orelha. Já o segundo estava por último no Botafogo e não tinha sido o mesmo que fora bem no Sport. Vejamos se justificarão as críticas de agora ou se, lá na frente, calarão seus críticos.

*Sacanagem à qual não resisto: o Grêmio agora com Thiago Neves e Diego Souza; o Internacional já tinha D'Alessandro e Guerrero. Só faltava o saudoso Luciano do Valle continuar morando aqui em Porto Alegre e poderíamos re-editar a Copa Pelé em Grenal. (não me odeiem por isso, azuis e vermelhos)

*Cruzeiro, que adquiriu Roberson, do Red Bull Bragantino, e Everton Felipe, emprestado pelo São Paulo.

*"S.E. Corinthians Paulista". Assim foi escrito na súmula do 1 x 1 com o Mirassol pelo apitante Vinícius Gonçalves Dias Araújo. "Quando surge o alvinegro imponente..."

*Li no GloboEsporte que Tiago Nunes cobra 1 milhão e 100 mil mangos do Athletico Paranaense na Justiça. Premiações e multa. Agora parece que acabou o amor.

*Salários em dia, assim pediu Cano ao Vasco dois dias depois de dar a vitória sobre o Boavista no último minuto. E agora, Alexandre Campelo?

*Saído recentemente do Grêmio, Leonardo Moura seguirá em ação aos 41 anos, agora no Botafogo de João Pessoa.

*Luto: morreu de câncer o ex-jogador Flamarion, de 68 anos. Dos muitos clubes que defendeu na carreira, o mais marcante foi o Guarani, do qual só não foi campeão brasileiro em 1978 pois, no ano anterior, foi para o Cruzeiro em troca que envolveu Zé Carlos.

*4 anos e meio, é o tempo pelo qual a Internazionale adquiriu Erikssen junto ao Tottenham.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Reinaldo Azevedo Espalharam na internet que ele, ausente da BandNews FM na última sexta devido a um compromisso pessoal e depois a um probleminha de saúde, teria sido demitido. A rádio desmentiu isso, tanto que ontem foram retomadas a coluna matinal e a apresentação do "É da Coisa". No programa de fim de tarde, "Tio Rei" bateu com força no ministro da educação, Abraham Weintraub, que disseminou no Twitter a informação inverídica e a celebrava.

Televisão do Piauí Sei pelo Erlan Bastos que a Antena 10 (Record) contratou João Neto, que até outubro passado estava na Clube (Globo), na qual ficara 24 anos. Na nova casa, ele será diretor jornalístico e apresentador do programa "Bancada Piauí".

Televisão do RS Li no Coletiva que o "Atividade", programa de debate jornalístico apresentado por José Silvas há 27 anos e que ficou na Guaíba até 2007 e na Ulbra até a metade de 2018, continuará na RDC TV (canal da operadora Net), onde está há 1 ano e meio no começo da noite.

"Jornal da Band" A edição de ontem teve Laura Ferreira formando dupla com Eduardo Oinegue na bancada pois Lana Canepa foi enviada a Belo Horizonte para apresentar de lá todo o noticiário referente às tristes consequências do temporal do último fim-de-semana, por causa do qual a equipe local da Band Minas ganhou o reforço de repórteres da matriz de São Paulo.

"Band Notícias" Tem nesta iniciada ontem e na semana que vem uma lindíssima dupla na apresentação pois, nas férias de Rafael Colombo, Joana Treptow está formando a dupla central com Cynthia Martins. Tão belamente distintas visualmente e tão unidas na competência e na adorabilidade que cativa.

Bela do Dia: Gisele Borba

Gisele Borba, desde este mês repórter da RBS TV de Passo Fundo após 1 ano na Rádio Uirapuru. Esta bela conterrânea trampou em várias partes do país: 6 anos na antiga Rede SC (SBT), 1 ano e meio na antiga RBS de Chapecó, 8 anos na Record de Campos dos Goytacazes, 2 anos na antiga RIC de Florianópolis e, agora, o Rio Grande do Sul. Se um dia quiserem fazer um torneio amistoso chamado "Taça Gisele Borba" só com times das cidades onde ela trabalhou, dá de boa pois só aí tem Chapecoense, Americano, Avaí, Figueirense, Passo Fundo e Gaúcho. Ó, um hexagonal!

Caroline Nogueira Não foi anunciada oficialmente até a publicação desta coluna (talvez seja depois, quem sabe), mas não só li no Flávio Ricco que trocará mesmo a Bandeirantes pela CNN Brasil como a agora ex-colega Derla Cardoso, editora de mundo no BandNews TV, desejou boa sorte a ela em postagem no Instagram.

José Luiz Datena Não aguentou ficar muito tempo fora do trabalho. 3 dias de recuperação de um cateterismo e já voltou a apresentar o "Brasil Urgente" na Band.

Sikera Jr. para todo o Brasil A RedeTV! estreia hoje "Alerta Nacional", das 18h às 19h30 de Brasília (17h às 18h30 de Manaus), que será apresentado diretamente da TV A Crítica do Amazonas. É uma aposta de que o apresentador, fenômeno de disseminação na internet desde ainda o "Plantão Alagoas", faça a diferença.

Força, Ana Maria Braga Depois de 1991 e 2001, volta a sofrer de câncer, este no pulmão e não passível de cirurgia ou radioterapia, como disse ontem ao término do "Mais Você" na Globo. Força para ela, que está prestes a fazer 71 anos e precisa de muita força para aguentar tantas provações.

Jogada de marketing Foi por isso que o Roupa Nova anunciou que agora se chama Roupa Sempre Nova. Era uma ação comercial em parceria com o amaciante Comfort. Convenhamos: essa estava muito na cara, eh, eh, eh...

Um ano maaaais... Vi no Fórum Chaves que as séries de Chespirito terão um 3º ciclo de exibição no Multishow. O atual do "Chaves" está nos últimos dias e o do "Chapolin" já tinha encerrado. A nova transmissão das duas séries com episódios em ordem cronológica original desde os primeiros iniciará em 8 de fevereiro, não apenas no começo da madrugada nestes tempos de "Big Brother Brasil", mas também pela manhã e à tarde, 3 faixas distintas.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Há 15 anos completados nesta terça, o rock perdia Jim Capaldi, baterista da banda Traffic, surgida no fim dos anos 60 e que trazia como componente de sucesso solo posterior o cantor Steve Winwood. O Brasil teve muita relação com a vida de Jim, que nasceu em 1944. Por 30 anos foi casado com a carioca Ana Campos e, no fim dos anos 70, morou tanto na Bahia quanto no Rio de Janeiro até depois retornar à sua Inglaterra. Das duas filhas do casal, uma é brasileira e a outra é inglesa. Há mais de 10 anos, existe no bairro carioca Vicente de Carvalho um centro musical que leva o nome do baterista e que atende a mais de 200 meninas de uma região carente da capital fluminense com aulas de canto, cavaquinho, percussão e violão. Em 2001, Jim e George Harrison gravaram uma versão em inglês de "Anna Julia", dos Los Hermanos. Mas o tema aqui destacado também tem relação com o Brasil, só que de 3 décadas antes, mais precisamente de 1981: é "Old Photographs", que seria trilha da novela "Brilhante" na Globo. É uma versão em inglês de "Casinha Branca", que Gilson cantou 2 anos antes e esteve na trilha de "Marron-Glacé".



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Neste 28 de janeiro, destaque para os 55 anos do ator Marcello Antony, surgido em "O Rei do Gado" e que fez diversas novelas na Globo, entre elas "Mulheres Apaixonadas", "Senhora do Destino" e "Paraíso Tropical". Sua última atuação foi em "Malhação - Viva a Diferença".

Arremate

Passagem de ônibus a 2 mangos aqui em Porto Alegre? Mais fácil eu casar com a loira dos meus sonhos.

"24 Horas" volta antes que eu crie coragem de me declarar à... quase escapa seu nome. (rs)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.