.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 4 de setembro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 25
Mais algumas semanas de espera

Como recordarão, relatei aqui em 28/6 e 29/7 (melhor explicado no link direto "Ajude o PB a Se Manter no Ar") uma dificuldade na situação particular minha e de minha família por problemas financeiros decorrentes de um processo judicial familiar ainda não resolvido. Prometi trazer novidades quando elas acontecessem. Pena que não são boas ainda. Algumas varas do Foro Central aqui de Porto Alegre estão mudando do prédio atual para um outro perto, mas é uma operação que demora cerca de duas semanas. Assim, todos os processos incluídos nesta leva - entre eles o nosso - só terão andamento de novo a partir do dia 16 de setembro. Portanto, no mínimo até lá e por mais não sei precisar quantas semanas, seguiremos sobrevivendo do jeito que for possível.

Ão, ão, ão! Walter é Seleção! (calma que eu explico)

Vou procurar ser o mais esclarecido possível para evitar interpretações erradas a respeito do que direi, que não tem a ver com histórico e nem é oportunista pois os dois mandaram muito bem em suas últimas atuações, além de não querer dizer respeito a Copa do Mundo ou algo assim e sim apenas e tão somente a este fim de semana que está chegando e ao início da próxima semana. Feito este esclarecimento inicial, digo o que acho: se fosse para chamar alguém para substituir Fred nos amistosos contra Austrália e Portugal, Luiz Felipe Scolari deveria ter chamado Walter, do Goiás, e não Alexandre Pato, do Corinthians - que neste momento está atrás em termos de boa fase também do Éderson, do Atlético Paranaense, mas fiquemos apenas em Walter e Pato no papo.

Alexandre Pato foi muito bem contra o Flamengo ao marcar dois gols, verdade verdadeira. Mas é uma exceção na regra recente de desempenhos duvidosos e nada condizentes com a fama e a balaca midiática que possui - verdade seja dita, vinda desde que saiu do Internacional, onde brilhou e foi decisivo em algumas partidas (entre elas aquele show diante do Palmeiras no Palestra Itália e a semifinal do Mundial de Clubes), mas que depois não repetiu na Europa tudo aquilo que dele se esperava, o mesmo acontecendo agora no Corinthians, onde não tem atendido às suas necessidades ofensivas - e espera-se um bom embalo a partir desta última atuação.

Enquanto isso, Walter tem sido alvo de brincadeiras, muitas delas engraçadas e saudáveis (tipo a do "Tufão", a do "Friboi" ou agora a do "X-Bacon"), por estar acima do peso. Mas quer saber? Acima do peso, ele mostra bem mais que muita gente com barriga tanquinho e malhada. Não é que ele necessariamente seja melhor jogador, mas está melhor jogador que muitos da posição, pois mostra habilidade, qualidade técnica e potência de chute. É a dita "fase iluminada", quando a combinação total funciona tão bem que tudo dá certo. Não sei até quando assim será, mas o negócio é aproveitá-la enquanto dá liga. Por isso que, neste momento, para compor o grupo em dois amistosos e quem sabe entrar nos segundos tempos deles, ele seria mais merecedor da Seleção.

Esperando ter sido bem compreendido no que quis dizer e aberto a concordâncias e discordâncias sempre no campo das ideias e da troca de bons pensamentos que os leitores do PB emitem, falemos do que ocorreu ontem à noite. Dida crocodilou feiaço e Walter foi esperto para tirar proveito disso e abrir o placar para o Goiás, que na virada de um tempo para outro foi aumentado em um golaço com chapéu no marcador e finalização com força e direção certeira. Sétimo jogo sem derrota dos algozes do Grêmio, que caiu após cinco vitórias seguidas.

Já o São Paulo conseguiu a primeira vitória como visitante depois de meses neste Brasileirão ao vencer a partida atrasada contra o Náutico pelo escore mínimo em um dia que começou nos bastidores com a confirmação da volta do dirigente Adalberto Baptista para um cargo burocrático e que terminou com um triunfo que ajuda a dar uma folga a mais em termos de fuga do descenso por agora serem cinco rodadas sem derrota, ao passo que o Timbu mais e mais se agarra numa das vagas na Série B do que eu consigo me agarrar nos braços de uma loira bonitona. (risos) O Tricolor não vencia fora de casa desde a estreia neste mesmo Brasileirão, contra a Ponte Preta.

A noitada da Série A prossegue com dois jogos às 7 e meia. Um deles terá o por mim citado como selecionável Éderson pelo Atlético Paranaense diante de um Santos em boa recuperação. O outro opõe dois rubro-negros que despertam interrogações, pois o Flamengo vem do quatrilhado aplicado pelo Corinthians e o Vitória da queda em casa e da troca de técnico, saindo Caio Júnior e entrando Ney Franco. Às 9 horas, só um jogo: Portuguesa x Ponte Preta. Aos 10 pras 10, o Cruzeiro tentará manter sua escrita de 19 anos sem derrotas para o Bahia por Brasileirões, o Fluminense em queda livre visitará um Atlético Mineiro que precisa responder à sua gente diante dela e, aqui na aldeia pampeana, um Internacional x Corinthians que espero que seja frio só na temperatura.

A primeira metade já se foi (o disco voador)

Empate sem gols, quarto jogo sem vitória na competição, mas o Palmeiras terminou em primeiro lugar a metade inicial da Série B, cumprindo o objetivo mais fundamental de todos que é abrir uma boa vantagem para a quinta colocação em termos de acesso (11 pontos). A Chapecoense sentiu os efeitos de alguns desfalques importantes nestas últimas rodadas, mas ficou apenas dois pontos atrás dos paulistas e é outro destaque notável até aqui. O Paraná também fez muito bonito ao cortar o barato do Icasa de quatro vitórias seguidas e trincá-lo no Cariri. São cinco pontos de distância para o quarto colocado, que é o Sport, derrotado na Curuzu pelo Paysandu.

Empatados com o rubro-negro pernambucano estão Joinville, que igualou em 1 gol com o Ceará, e Boa Esporte, que teve uma perda de fôlego e "oxou" com o Avaí, que manteve sua longa invencibilidade e está a apenas um ponto dele. O Figueirense derrotou o Bragantino em sua casa, o América Mineiro completou cinco rodadas sem sucesso ao perder pro lanterna ABC e mandou o técnico Paulo Comelli pro olho da rua, o São Caetano acabou com uma série de quatro fracassos ao trincar o ASA, o Oeste quatrilhou o América de Natal e o Guaratinguetá dobrou ante o zerado Atlético Goianiense. Este foi o retrato da noitada cheia da Bêzona, no fim do turno.

Classificação após um turno completo

1) Palmeiras, 42; 2) Chapecoense, 40; 3) Paraná, 36; 4) Sport, Joinville e Boa Esporte, 31; 7) Avaí, 30; 8) Figueirense, 29; 9) Icasa, 28; 10) América Mineiro, 27; 11) Bragantino, 26; 12) Ceará, 23; 13) ASA e Oeste, 22; 15) Guaratinguetá, 21; 16) Atlético Goianiense, 20; 17) São Caetano e Paysandu, 19; 19) América de Natal, 18; e 20) ABC, 14.

Estatísticas do primeiro turno da Bêzona

Mais venceu: Palmeiras, 13
Menos venceu: ABC, 3
Mais empatou: Ceará, 8
Menos empatou: Sport, Icasa e ASA, 1
Menos perdeu: Palmeiras, Chapecoense e Paraná, 3
Mais perdeu: ABC, Atlético Goianiense e ASA, 11
Melhor ataque: Figueirense, 37 gols
Pior ataque: ABC, 15 gols
Melhor defesa: Paraná, 13 gols
Pior defesa: Icasa, 35 gols
Melhor saldo: Palmeiras, 21 gols
Pior saldo: ABC, -17 gols
Maior goleada: América Mineiro 5 x 0 Sport (11ª rodada)
Jogos com mais gols: Icasa 3 x 4 Avaí (3ª), América Mineiro 4 x 3 Oeste (5ª) e Paysandu 4 x 3 Guaratinguetá (7ª)

Rescaldo dos palpites

Apenas três acertos meus: Figueirense, Oeste e empate em Varginha. Esclareço antes dos seus índices que deles deixei de fora o conviva Douglas Ernesto Fernandes Gonçalves por um erro duplo. O erro dele: não enviou chute para Oeste x América de Natal, logo, não posso considerar os demais palpites pois um que falte e isso já basta. O erro meu: só notar isso agora pela manhã, às 6 horas, quando revisei os e-mails dos leitores com maior atenção, o que eu devia ter feito assim que li o do Douglas, aí estando a minha pisada de bola. Paciência. Agora já foi e não tem mais volta. Então, vejamos como se saíram os demais amigos do Brasil:

6 acertos
Fernando Clemente (3 exatos: 2 x 1 Figueirense, 2 x 0 Paysandu, 1 x 1 em Joinville, Paraná, São Caetano e empate em São Paulo)
Sandro Francischini (Figueirense, Paraná, Oeste, Paysandu, São Caetano e empate em Varginha)

5 acertos
Anderson Costa (1 exato: 2 x 1 Figueirense, Paraná, Oeste, São Caetano e empate em Varginha)
Matheus Martins (1 exato: 1 x 1 em Joinville, Figueirense, Oeste, São Caetano e ABC)
Daniel Lage de Castro (Figueirense, Oeste, Paysandu, São Caetano e Guaratinguetá)
Eldio Venancio (Figueirense, Paraná, Oeste, São Caetano e empate em São Paulo)
Rogerio Costa (Paraná, Oeste, São Caetano, Guaratinguetá e empate em Varginha)
Vagner Luiz (Figueirense, Paraná, Oeste, Guaratinguetá e empate em São Paulo)

4 acertos
Amauri Piauilino da Silva e Leandro Augusto Silveira (ambos Figueirense, Oeste, São Caetano e empate em Varginha)
Charles Tavares (Paraná, Oeste, São Caetano e Guaratinguetá)
João Arruda (Figueirense, Paysandu, São Caetano e Guaratinguetá)

3 acertos
Rodrigo dos Reis Evaldt (1 exato: 0 x 0 em Varginha, Oeste e empate em São Paulo)
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (Figueirense, Oeste e São Caetano)
Fernando Melotti Constancio (Figueirense, São Caetano e Paysandu)
Hugo Leonardo Souza Pinto (Figueirense, Paraná e empate em São Paulo)
Natanael Felipe Rhoden (Figueirense, Oeste e Guaratinguetá)

2 acertos
Ezequias M. dos Santos (Figueirense e Paraná)

O que vem por aí

A próxima terá sete jogos na sexta-feira, três deles às 7 e meia da noite e outros quatro aos 10 pras 10. Sábado com três partidas, uma delas no inusitado horário das 6 e 15 da tarde para ajuste à grade da TV aberta e evitar sobreposição à Seleção Brasileira em Brasília, as outras duas ficando para as 9 da noite. Eis os primeiros dez jogos do segundo turno para palpitarem desde já: na sexta-feira, Ceará x São Caetano, Avaí x Oeste, América de Natal x Figueirense, Chapecoense x Boa Esporte, América Mineiro x Guaratinguetá, ASA x Paysandu e Bragantino x Joinville; e no sábado, Atlético Goianiense x Palmeiras, Sport x Icasa e Paraná x ABC.

Curtinhas

*Aprovado no Senado Federal um projeto que não deixará mais presidentes de entidades esportivas serem reeleitos infinitamente (só uma vez) e com mandatos limitados a quatro anos. Nem cônjuges e muito menos parentes de até segundo grau do dirigente eleito poderão concorrer na eleição. Contudo, quem estiver há mais de 8 anos em uma presidência poderá tentar uma última reeleição. A proposta é de Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, e foi aprovada em caráter terminativo, sendo votada diretamente na Câmara dos Deputados. Olha aí.

*Marcos Rocha chamado por Felipão para a Seleção Brasileira pois, machucados, Daniel Alves e Hulk (este sem reposição) foram cortados dos amistosos contra Austrália e Portugal. É mais Atlético Mineiro canarinho.

*Brasil fora da Copa América Masculina de Basquete com a derrota pra Jamaica. Bah... Só vai jogar o Mundial se receber da FIBA um dos quatro convites para a competição. Mas será que vale a pena jogá-lo? Sei não...

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*No dia em que completou seu primeiro aniversário, a Rádio Gaúcha Serra anunciou uma novidade: a partir do dia 24, o "Chamada Geral" será regional em Caxias do Sul das 5 às 5 e meia da tarde, com apresentação de Marisol Santos, que tanto é repórter da RBS TV quanto apresentadora ao meio-dia da versão local do "Jornal do Almoço".

*Detalhe bobo, mas curioso aqui da aldeia pampeana: os noticiários locais da Record não identificam mais os bairros de Porto Alegre nos letreiros das passagens dos repórteres em suas matérias. Voltou a aparecer apenas "Porto Alegre" mesmo. Já os jornais do SBT/RS continuam identificando o bairro nestas ocasiões, sendo o único a fazê-lo, pois as demais emissoras (RBS, Band, Ulbra etc.) nunca adotaram este expediente - nem mesmo nos blocos exclusivamente porto-alegrenses de "Jornal do Almoço" e "RBS Notícias" creditam os bairros.

*Para constar dos autos e clarear mais ainda no que digo: nos noticiários regionais de São Paulo e Rio de Janeiro, só para ficar nestas duas metrópoles, é comum creditar o bairro nas passagens dos repórteres.

*Estreou anteontem a versão local do "Cidade Alerta" na RIC/Record do Paraná, mas com problemas pois partes do cenário caíram algumas vezes enquanto tudo estava no ar, como veem aqui (postagem de bizzbattlebr).

*Leio no Flávio Ricco que está estranho o caso da Mônica Iozzi no "CQC", onde tem aparecido cada vez menos em comparação aos outros repórteres, alguns deles tendo mais de uma matéria por edição. Produtores que o "guru" consultou disseram que é a própria Mônica que tem se ausentado e feito poucas gravações. Ué?

*Há 5 anos completados hoje, falecia Fernando Torres, grande ator, diretor e produtor de TV, cinema e teatro, que foi marido da Fernanda Montenegro e pai de Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres. Ele nasceu em 1927.

*Há 85 anos hoje fechados, nascia o marido da Samantha Stephens em "A Feiticeira": Dick York, que no original era Darrin e que a dublagem adaptou para James por ser mais fácil para ela encaixar as trocas de nome feitas pela Endora. Ele ficou na série até o quinto ano, quando foi substituído por Dick Sargent. York morreu em 1992.

*A saideira: 20 anos da morte de Hervé Villechaize, o anão da série "Ilha da Fantasia". Ele nasceu em 1943.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Simone Hammes

Simone Hammes, repórter da RIC/Record no Paraná. Essa lindindona eu vi pela primeira vez dia desses, num vivo no "Fala Brasil", e antes da RIC trabalhou na RPC/Globo.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"O clube que melhor se reforçou nessa janela de verão na Europa foi o Tottenham, que mesmo com a saída do Bale ficou com um elenco fortíssimo para, quem sabe, disputar até o título do Campeonato Inglês. *** Kaká foi uma decepção em Madrid, mas quem sabe volte aos bons tempos em Milão e até seja chamado de novo pela Seleção Brasileira. *** O SBT é o Sistema Besta de Televisão, comandado por um dono de cabeça maluca e que deve ter ficado com alguns parafusos a menos para mudar a programação do domingo e, agora, voltar ao que era antes." (Fernando Clemente)
Fernando, você tinha que ir pro fórum do NaTelinha, lá é um lugar ideal pra ti. Dica boa, vá por mim.

"Esse plano funerário do Corinthians parece piada, já que surge num momento em que a Gaviões da Fiel se vê envolvida em diversas brigas e polêmicas. Mais infeliz, impossível. *** Rogério Ceni errou em tudo. Com exceção da Copa Suruga, o São Paulo disputou torneios internacionais porque quis - e sabia que não havia datas disponíveis. Se não fosse, teria jogado nas datas certas. E eu, se fosse a CBF, esperaria mais um pouco pra ver se mais alguém cai fora das Copas. *** Dirigente do Botafogo disse que o jogo com mando de campo alvinegro será no Maracanã. E como o mando do Flamengo é o de volta - e mais decisivo -, creio que ambos os jogos serão mesmo no Rio, como deve ser. *** A Copa do Brasil com clubes da Libertadores é legal, mas isso tinha que ocorrer em 2015, porque este ano e em 2014 o calendário está muito apertado. *** O problema é mesmo Silvio Santos, que está 'gagá', como diz Marcelo Tas. Seu programa me deixa com vergonha alheia. E mais que justa a liderança de 'Revenge' no horário. Muito melhor que os concorrentes." (Leonardo Dantas)

Clipe do Dia

Nascido em 1933, Waldick Soriano morreu há 5 anos completados hoje. Dele, trago aqui "Carta de Amor".

Arremate

Em 4 de setembro de 1998, Larry Page e Sergey Brin criaram uma empresa fundamental pra web: o Google.

"24 Horas" volta antes que alguém lance algo tão indispensável para a Internet quanto o Google!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.