.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo, 11 de novembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 88
O Papão saiu da Terceira!

Não era legal a Região Norte do Brasil ficar de fora das duas principais séries do futebol brasileiro (calendário de ano cheio, 100% de televisionamento, TV aberta sempre e tudo mais). E torcida que comparece em peso merece meu respeito. Então, vale muito os parabéns ao Paysandu, que finalmente escapou da Série C e volta para a Série B, da qual espero que só saia quando for para a Série A. Grandes jornadas no Mangueirão vem aí.

Espero que estas grandes jornadas no nível de emoção eletrizante sobretudo do segundo tempo de ontem no Moacyrzão, com bom público de mais de 4 mil pessoas. O time do RJ marcou 2 x 0, o que levaria aos pênaltis, mas os paraenses diminuíram e retomaram a vantagem agregada. Aí, o Macaé fez 3 x 1 e precisava de mais um gol para avançar. Só que o "mais um gol" que veio foi do Paysandu.

O legal foi o gol decisivo do bicolor vir de um jogador simbólico de um período glorioso do clube: Vanderson, remanescente da equipe campeã brasileira da Bêzona de 2001, da Copa dos Campeões de 2002 e, sobretudo, daquela inesquecível vitória sobre o Boca Juniors na Bombonera pela Libertadores de 2003. Ainda está bem longe de algo grandioso como um torneio sul-americano acontecer, mas neste momento o mais importante aconteceu: a escapada da Série C e todos os benefícios citados mais acima. O ano está ganho para o Papão.

Na semi da Terceira, o adversário paraense será o Icasa. Enquanto isso, hoje sai o oponente da Chapecoense. O primeiro jogo entre Oeste e Fortaleza acabou empatado em 1 gol, o que oferece aos cearenses os benefícios de vitória e empate sem gols, ficando aos paulistas a necessidade de vitória ou empate a partir de 2 gols.

Verdão do Cerrado na elite!

Obviedade das obviedades: o líder Goiás trincou o lanterna e já rebaixado Barueri com quase 40 mil pessoas no Serra Dourada - o que já é um alento no tocante a um estádio com torcida bem mais constante em 2013 do que com o Atlético em 2012. Um segundo turno sólido com "SÓ" maiúsculo garantiu a subida dos comandados de Enderson Moreira com duas rodadas de antecipação. Bem-vindo novamente à Série A é o Esmeraldino.

Quem ficou com o acesso mais perto é o Criciúma, que quatrilhou o América de Natal em outra obviedade, já que os mandantes apenas cumpriam tabela. Não há uma distância muito folgada graças à vitória do São Caetano na sexta-feira, mas com 4 pontos de frente, é ganhar o próximo duelo e subir de uma vez. Mas não será bolinho a parada pois o duelista será o Atlético Paranaense, empatado na terceira posição com o Vitória.

Os baianos perderam para o Guaratinguetá pela contagem mínima em peleja onde a arbitragem errou muito ao marcar impedimento inexistente de Elton no que seria o tento de empate (havia dois jogadores adiantados, mas eles não participavam do lance, enquanto "Elton John" estava atrás do último marcador). Além do Leão ficar em maus lençóis por ter apenas 2 pontos a mais que o São Caetano, a Garça do Vale sobrevive contra a queda.

O Guaratinguetá fez sua parte e o CRB também, vencendo um Ceará que até fez o "milagre milagrosamente milagreiro" de marcar um gol pela primeira vez depois de seis jogos, mas chegou aos sete sem vitória ao tomar um golaço de falta de Jadílson. Ficam, então, Guaratinguetá e CRB entre os quatro últimos, mas vivos, diferentemente do Ipatinga, rebaixado ao perder pro Paraná pois está a 7 pontos do Bragantino.

Há um risco mínimo do mínimo, apenas possível na frieza dos números, para ABC (que empatou em trincas com o América Mineiro num "amistoso preparatório para 2013" maluquete pra chuchu) e Boa Esporte com 6 pontos acima do Guaratinguetá, mas um deles teria que ser burro ao extremo para permitir tamanha patacoada. Não há possibilidade disso. Mais alerta quem deve ficar é o Guarani, 4 pontos acima da Garça.

Fluminense campeão?

Efetivamente o será de uma destas duas maneiras: se ganhar do Palmeiras e o Atlético Mineiro no máximo empatar com o Vasco; e se empatar em Presidente Prudente, der vitória vascaína no Rio de Janeiro e o Grêmio no máximo empatar com o São Paulo. Será que acaba hoje? Seria bom que não. O melhor em termos de emoção máxima do Campeonato Brasileiro seria mesmo o Tricolor perder e Galo e Tricolor ganharem, mas isso eu já não acredito que ocorra. Isto é: Atlético e Grêmio vencerem não é impossível, mas o Fluminense ser vencido já é menos esperado.

Verdade seja dita: o Verdão ganhou um relativo ânimo a mais pois, como o Botafogo venceu a Portuguesa neste sábado, não há mais possibilidade de rebaixamento já nesta tarde.

Rescaldo dos palpites

Fui razoavelmente bem com 6 acertos (Bragantino, São Caetano, Goiás, Criciúma, Paraná e CRB). E vocês?

6 acertos
Natanael Felipe Rhoden (2 exatos: 1 x 0 Bragantino, 3 x 0 Goiás, São Caetano, Avaí, Criciúma e Paraná)
Anderson Costa (São Caetano, Atlético Paranaense, Avaí, Goiás, Criciúma e Paraná)
Charles Tavares (Bragantino, São Caetano, Guaratinguetá, Criciúma, Paraná e empate em Belo Horizonte)

5 acertos
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (1 exato: 2 x 1 CRB, Atlético Paranaense, Avaí, Goiás e Guaratinguetá)
Fernando Clemente (São Caetano, Atlético Paranaense, Goiás, Criciúma e empate em Belo Horizonte)
Hugo Leonardo Souza Pinto (São Caetano, Atlético Paranaense, Avaí, Goiás e Criciúma)

4 acertos
Alexandre Rodrigues Alves (1 exato: 3 x 0 Goiás, Bragantino, São Caetano e empate em Belo Horizonte)
Michel Silveira dos Santos (São Caetano, Avaí, Goiás e Paraná)

3 acertos
Danilo Otoni (2 exatos: 3 x 0 Goiás, 2 x 1 CRB e Avaí)

O que vem por aí

A próxima rodada será toda ela no sábado - isto é: caso três jogos que não afetam rigorosamente nada nem para acesso e nem para rebaixamento não sejam antecipados para sexta-feira para desafogo da grade da TV. Se isso acontecer, avisado aqui no site será. Por enquanto, é tudo às 4 e 20 da tarde do próximo sábado. Líder com 74 pontos, o Goiás tentará o título contra um São Caetano obrigado a vencer ao ter 67 pontos. Com 69, o Vitória visitará um Joinville que apenas cumprirá tabela. Já o Atlético Paranaense, também com 69, promete protagonizar um encontro sensacional. Com Fátima Bernardes? Não. Com o Criciúma, que soma 71 pontos.

Lá embaixo, ambos com 43 pontos, ABC e Boa Esporte fazem duelo que tomara não seja "de compadres", mas que tudo leva a crer que seja, pois o empate manterá os dois na Série B para o ano que vem dê o que der nos outros jogos. Com 41 pontos, o Guarani fará um confronto direto com o CRB, que soma 36. O Guaratinguetá tem uma missão mais fácil: com 37 pontos, visita o já rebaixado Ipatinga. O Bragantino, então, nem se fala. Com 38 pontos, visitará um Ceará que não ganha de mais ninguém. Tá numa fase que não ganha nem se for por W.O.

As próximas 10 partidas são estas: São Caetano x Goiás, Criciúma x Atlético Paranaense, Joinville x Vitória, Ipatinga x Guaratinguetá, Ceará x Bragantino, CRB x Guarani, Boa Esporte x ABC, Paraná x ASA, Barueri x Avaí, América de Natal x América Mineiro.

As datas do domingo

Uma do automobilismo: completa 45 anos o ex-piloto francês Gil de Ferran. Não, não bebi pinga da braba. Não, não estou de porre. Não, não desvirtuei meus pensamentos. Gil de Ferran é francês mesmo, nascido em Paris e filho de um engenheiro mecânico na França nascido. Ele veio ao Brasil apenas aos 4 anos, portanto, é brasileiro por "maioria de votos" (baita mala sem alça eu, hahaha). Seu currículo inclui os títulos da Fórmula Ford do Brasil em 1987, da Fórmula 3 Inglesa em 1992 e da Fórmula Mundial de 2000 e 2001, além de ganhar as 500 Milhas de Indianápolis em 2003. Fora das pistas, ele foi diretor esportivo da BAR (posterior Honda) na Fórmula 1.

Uma da televisão: domingo dos 60 anos de Saulo Laranjeira, que faz um dos mais divertidos tipos de "A Praça é Nossa". Há mais de 15 anos ele é o engraçadíssimo deputado corrupto João Plenário. Veja aqui (postado por brasiltelevision2010) um esquete dele no programa do SBT em 1996.

Bela do Dia: Suelen Farias

Suelen Farias, repórter da TV Bandeirantes de Santa Catarina. Vi ela pela primeira vez durante a última semana em participação ao vivo no "Brasil Urgente". Em bom momento liguei na Band para descobrir esta dama.

E uma do cinema que entra na galeria "o tempo passa, o tempo voa": sabe quem chega hoje aos 50 anos? Uma das mais bonitissimamente sedutoras atrizes de sua geração. Demi Moore agora é cinquentona, ela que estourou em "Ghost - Do Outro Lado da Vida" e é vista também em "Proposta Indecente", "Assédio Sexual", "Até o Limite da Honra" e "Strip-Tease", entre outros, sempre aparecendo com mil e um penteados diferentes e sempre linda.

Convivas

Mensagens enviadas ontem e hoje serão publicadas na coluna de amanhã.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Tinha muito, muito tempo que eu não via "Vem Dançar Comigo", belo filme musical de 1992 com elenco "a nível mundial de Planeta Terra" desconhecido, mas muito bem liderado pelos atores e dançarinos australianos Paul Mercurio e Tara Morice. O diretor é o mesmo Baz Luhrmann que, uma década depois, faria um dos grandes filmes musicais do cinema norte-americano dos últimos anos: "Moulin Rouge - Amor em Vermelho". Pra minha surpresa muito agradável, "Vem Dançar Comigo" repetiu nesta madrugada na "Sessão Especial" da Bandeirantes. É dele o tema que trago hoje, lançado em 1978 numa versão discoteca boa, mas comum, e que ganhou leitura definitiva neste filme, envolvente, apaixonante e sublime: eis aqui John Paul Young com "Love Is In The Air".

Arremate

Chuva, jogo que nada vale... Mas quase 25 mil no Pacaembu. Presença muito legal da torcida do Corinthians.

"24 Horas" volta depois que soubermos se o Fluminense foi ou não campeão brasileiro!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.