.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 


Confira as boazinhas
do PB pelo Twitter.
Ou melhor ainda: no
"Papo de Twitter". É
só clicar aqui para ver.

 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, banalidades e belas

.

Plantão de Férias
A partir de 24/12/09, a "24 Horas" pisa no freio, já que o noticiário diminui. Mas seguirá antenada no que acontecer e aqui destacará os assuntos importantes que forem surgindo, embora sem o ritmo normal. Este esquema ficará no ar até 10/1/10. A partir do dia seguinte - logo, 11/1/10 -, o esquema normal será retomado. E continue participando pelo e-mail e pelo mural do "PB Interativo" que, também no "Plantão", sua mensagem será registrada.

.

5 de Janeiro de 2010

Copa SP - Palmeiras quatrilhou o Rio Branco/AC, Santos bateu o Comercial/MS e Atlético Mineiro perdeu pro América de Rio Preto. Mas nada superou o espetáculo lamentável da grama sintética de São Bernardo de Campo. Simplesmente inaceitável o visto na vitória do Fluminense sobre o XV de Jaú. Bola parada meia hora para tirarem água do gramado. Quem mandou a Copinha ser espremida de datas e, no Brasil, jogo marcado ser jogo jogado?

Só Fatos, Sem Boatos I - Não, não falarei de time de masters, é de profissional mesmo. Viola - ele mesmo, da Copa de 94, de Corinthians, Vasco e tantos outros, parado profissionalmente desde o Resende, ainda no ano passado, e já quarentão - é o novo reforço do Brusque para o Campeonato Catarinense, li no Rodrigo Santos. Ele terá salário pago pela patrocinadora do clube, a empresa Havan. Como golpe de marketing, excelente, pois coloca o nome do Brusque nos principais noticiários nacionais. Se dentro de campo terá algum valor efetivo, aí são outros 500 (potes de iogurte que comerei até o final do ano).

Só Fatos, Sem Boatos II - Ainda em SC, o Figueirense contratou o meia Juninho, ex-Guarani, e o atacante Júnior Negrão, ex-ABC. Já o Avaí perdeu mesmo mais um para o Grêmio: o atacante William. O Tricolor também apresentou o volante Henrique, egresso do Campinense. E o Internacional, que hoje apresenta Wilson Mathias, volante ex-Morelia mexicano, confirmou ontem Clemer, agora aposentado do gol, como novo preparador de goleiros. Uma sacada legal. Foi um goleiro que, mesmo tardiamente, atingiu o ápice da carreira no Colorado e foi decisivo nas maiores conquistas. Experiência que vem pro bem.

Só Fatos, Sem Boatos III - Em Minas, o Cruzeiro emprestou o lateral direito Patric para o Avaí e negociou Apodi com investidores espanhóis. É mais gente saindo com poucos chegando, caso do Pedro Ken, meia ex-Coritiba. Já no Atlético, o lateral esquerdo Júnior renovou por mais um ano, houve seis saídas (beque Alex Bruno tá indo pro português Benfica, meia Tchô foi pro também luso Marítimo, atacante Eduardo foi cedido ao São Caetano e não ficarão o lateral esquerdo Thiago Feltri, o zagueiro Marcos e o volante Renan) e, li no Benjamin Back, Fredy Rincón será anunciado hoje auxiliar do Vanderburgo Luxerlei.

Só Fatos, Sem Boatos IV - Em SP, o Santos se reforça com o zagueiro Luciano Castan, do União São João, e o lateral direito Maranhão, do Guarani, além de receber de volta o atacante Wesley, cedido ao Atlético Paranaense. E o Corinthians negociará cinco atletas: Diego, Marcinho, Marcelinho, Henrique e Jadson. No RJ, o Vasco perdeu mesmo o lateral esquerdo Ramon devido a desavenças do empresário Carlos Leite com o Inter, mas este topou manter o empréstimo do zagueiro Titi. Por fim, no Nordeste, o Bahia contratou o lateral direito Rafael e o meia Abedi, ambos já treinados por Renato Gaúcho no RJ. E o Sport tem como novidades os laterais Júlio César, ex-Brasiliense, e André Luís, ex-Osijek croata, o zagueiro Montoya, ex-Paraná, e o meia Ricardinho, ex-Vila Nova.

Guiñazu - Finalmente falou, na apresentação do Inter. Admitiu a cogitação do São Paulo, mas garantiu que sairá muito triste no dia que deixar o Colorado e que continuará marcando junto e dando o sangue pelo time dentro de campo. Tem de recuperar algum crédito, muitos torcedores ficaram aborrecidíssimos.

Maxi Lopez - Comunicou ao Grêmio via telegrama (das antigas, hein?) que não quer voltar mais e não aceitou a grana depositada em juízo. Ê Wanda Nara...

Souza - Não será mais contratado pelo Santos. Os bons ventos voltam a soprar na Caldeira do Urbano.

Corinthians - Na coletiva de apresentação do Roberto Carlos, com 6 mil fãs presentes no Parque São Jorge, o diretor de marketing Luís Paulo Rosenberg disse que uma chegada do Kaká não seria a mesma coisa pois o Timão precisa de jogadores identificados com sua torcida. Tá, mas se o Kaká é marcado até hoje pelo São Paulo, o RC ainda hoje é marcado como um dos símbolos do Palmeiras/Parmalat. Ah, mas dirigente falar coisa com coisa é o que mais tem.

Zagallo - Aceitou convite do Botafogo para entregar a El Loco Abreu a camisa 13, único número que o uruguaio usa. Aí, sim, alguém foi surpreendido?

Pernambucano 2010 - Acontece hoje à tarde uma reunião com representantes da Federação e dos clubes no Ministério Público do Estado. Motivo: fórmula de disputa do certame, que começa quarta-feira que vem. Mudaram o regulamento apenas um ano depois, quando o Estatuto do Torcedor determina mínimo de dois anos de um regulamento. O grande porém é que querem na marra dar graça ao torneio, há "346" anos vencido pelo Sport. E não tem adiantado, fórmula diferente e campeão igual.

Amistoso - É domingo, 9h, no CT Lanna Drummond, entre América Mineiro e Brasiliense. Jacaré faz a pré-temporada na Toca da Raposa, do Cruzeiro.

Costa do Marfim - Uma das adversárias do Brasil na Copa venceu Tanzânia, do treinador brasileiro Márcio Máximo, por 1 x 0, gol do Drogba, em amistoso com vistas à Copa Africana de Nações, que inicia domingo que vem e também é uma das boas pedidas do futebol em 2010.

Waldemar Lemos - O irmão "da esfinge" Oswaldo de Oliveira assumiu os Steelers de Pohang no lugar do também brazuca Sérgio Farias, que foi pro Al-Ahly.

Banalidades Diversas I - Leio no Coletiva que a TVE/RS tá renovando a parceria para seguir exibindo programas da Cultura, desta vez pagando 20 mil "lullas" aos paulistas, que adotaram a política de cobrar pela exibição de seu conteúdo. Quanto à TV Brasil, o presidente da TVE, Ricardo Azeredo, disse que a EBC nunca fez um contato formal para uma parceria e que não há interesse em continuar no prédio da Corrêa Lima, que a emissora federal adquiriu do INSS - e que poderia compartilhar com o canal gaúcho para atingir mais gente via sinal analógico -, pois "estamos indo para um lugar muito melhor".

Banalidades Diversas II - Só posso lamentar pois, se a Cultura tem bons programas, a Brasil também. Além disso, dá pra manter o farto conteúdo local que a TVE tem produzido. Bastaria ficar 24 horas no ar, aproveitando também as seis e poucas horas em que sai do ar na madrugada, mesmo que algumas atrações do eixo RJ/SP ficassem jogadas a esta faixa ingrata. Mas seria uma opção a mais para os insones, público a ser considerado.

Banalidades Diversas III - Leio no Flávio Ricco que vem aí no "SBT Rio" o quadro "Rota de Fuga", que mostrará crimes chocantes na cidade e mostrará fotos dos foragidos para a população ajudar a Polícia a capturá-los. A rede nacional já fez este quadro no "Aqui Agora" versão 2008, era com Hermano Henning.

Banalidades Diversas IV - Leio no Alberto Pereira Jr. que foi pelo microfone da Millena Machado que vazou o áudio do Boris Casoy falando mal dos garis no "Jornal da Band", por erro dos dois responsáveis pelo som do jornal, que já temeriam ser demitidos. Sim, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.

Banalidades Diversas V - Mas pode sobrar para o Boris também. Leio na Mônica Bergamo que o Siemaco (Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Asseio e Conversação de SP) estuda entrar com uma ação, o mesmo fazendo uma associação de garis do RJ, disse a "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert.

Banalidades Diversas VI - Faleceu no domingo o ator e comediante Roberto Roney, 70 anos, câncer no pulmão. Ele estreou na Tupi em 1963 e fez o Simplício Carneiro na "Escolinha do Professor Raimundo", tendo como epílogo televisivo a novela "A Lua Me Disse", em 2005. Também atuou no cinema em filmes como "As Loucuras de um Sedutor" e a produção italiana oitentista "Eu, Você, Ele e Os Outros", com Terence Hill e Bud Spencer.

Os Leitores Comentam

"O Cláudio Brito tem razão... Esse 'Especial' de Carnaval da Globo foi ridículo. Além de 'mutilar sambas de enredo e pecar nas edições', colocaram as baterias com andamento de frevo. Tudo muito acelerado. Por isso que toda a exclusividade é ruim! Saudades da Manchete!" (Altemir Cezar Freitas)

"Giovanni é quase certeza que não vai dar certo no Santos. Se lembra quando voltou em 2005? Foi dispensado. No Mogi Mirim, no ano passado, não foi nada demais. *** Essa pesquisa de torcidas eu sou bastante cético. Quais são os fundamentos para se adotarem o critérios? E na maioria dos casos em relação ao Flamengo longe do 'Sul-Sudeste' ou 'Sul-Maravilha', eles consideram os torcedores que torcem para o time local e o Flamengo. Exemplo: sou de Natal, torço pro América e pro Flamengo. *** Lamentável a drenagem aqui em São Bernardo. O pior é que se formou bolhas de ar embaixo do gramado sintético. O campo parecia aqueles 'campos de ar', quando se faziam gincanas na TV e tinham aqueles times de futebol de sabão. *** A fala do Boris achei lamentável. Eu o acompanhava - depois disso vai ser difícil, não improvável - desde o SBT, como grande profissional que é. Mas o que ele falou não se fala nem brincando. É o desrespeito com um ser humano igual a ele e só porque este outro é gari, um emprego muito digno, vira motivo de chacota. Nem em quem a gente pensa que pode confiar, podemos mais. Claro que ele não vai ser 'condenado' por mim eternamente, até porque não sou ninguém pra condenar alguém, mas a imagem dele fica muito arranhada." (Johnny Lombardi Mathias)

"Estou preocupado com essa 'invasão de veteranos' no futebol do Brasil. Não é legal! *** Você viu o 'Jornal da Band' nesta segunda-feira? Vi apenas a chamada. Viu a cara da Ticiana Villas Boas (faz jus ao nome)? Constrangidíssima ao apresentar ao lado do Casoy. E aquilo que falei no fim de semana é verdade, aquela risada era mesmo da Millena Machado!" (Marques)
Agora que o Alberto Pereira Jr. informou que a fala vazou pelo microfone dela, confirmou a impressão. Quanto à Ticiana, só vi um trecho rápido da abertura e tinha mesmo alguma coisa diferente nela.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4 de Janeiro de 2010


Retrô cancelada - Prometi no sábado que faria a retrospectiva diferenciada do PB, por esperar o ano acabar para lançá-la. O problema é que, em dois dias, eu apenas consegui coletar pouco mais da metade dos assuntos que julguei destacados para, a partir deles, elaborar a retrô diferente. Hoje eu não teria nem como lançar parte dela. Então, paciência, a ideia subiu no telhado e não haverá retrospectiva de 2009 aqui. Em 2010 haverá, mas com a lição por mim aprendida: começar a elaborá-la já um mês antes do fim do ano. Lançá-la com o ano encerrado é uma coisa. Fazê-la depois do mesmo é outra, inviável. Nem sei se algum leitor ficará encanado, chateado ou até brabo, mas peço sua compreensão. 0 x 0, bola ao centro e vida que segue, agora em um novo ano.

Maiores torcidas I - A Folha de S.Paulo publicou neste domingo o último levantamento do Datafolha, feito dias após o término do último Campeonato Brasileiro. O Flamengo segue em primeiro, com 19% da preferência nacional, contra 13% do Corinthians, 8% do São Paulo, 7% do Palmeiras, 5% do Vasco, 4% do Cruzeiro, 3% de Grêmio e Inter, 2% de Santos, Atlético Mineiro e Botafogo, e 1% de Fluminense, Bahia e Vitória.

Maiores torcidas II - Também segundo os dados, o Fla é o mais popular no Nordeste, com 25% da preferência, e no Norte e no Centro-Oeste, tem 30% das preferências, sendo que, nas duas regiões, nenhum outro clube passa dos 10% de torcida. E é o mais popular entre os jovens de 16 a 24 anos: 23%.

Copa SP I - Goleadas nos dois primeiros dias. Da menor pra maior: São Paulo 4 x 0 CSA, Corinthians 5 x 0 Araguaína, Desportivo Brasil 5 x 0 Ceará, Cruzeiro 5 x 0 São José/RS, Goiás 6 x 0 Roraima, Bahia 7 x 0 Porto e Paulista 8 x 0 Taubaté. Meu Deus!!! Oito gols num só jogo e todos do mesmo time, bem diferente de Vasco x CFZ, também oito gols, mas rachados pela metade. E o Paraná fez 4 x 3 no Marília/MA.

Copa SP II - Mas o jogo mais diferente do domingo foi Grêmio 1 x 1 Confiança. O Dragão viajou 40 horas de ônibus de Aracaju até São José dos Campos, e de todos os jogadores, apenas quatro não caíram no gramado sentindo câimbras. Resultado: os sergipanos ficaram com 9 homens não por expulsão, mas somente por causa disso, tanto que um dos caídos voltou ao campo só para marcar número. E mesmo assim, os gaúchos não venceram. A torcida que ficou no estádio fez bastante barulho e vibrou com o empate, pois isso deixou o time da casa líder do grupo devido ao 1 x 0 no Nacional/AM.

Copa SP III - E deu bode em Campinas. 1,5 mil pessoas entraram no estádio Cerecamp para Campinas x Ponte Preta. Só que distribuíram 2 mil tíquetes. Resultado: muita gente que ficou esperando para retirar seu bilhete ficou invocada quando fecharam os portões - e a fila era grande, confederado. Alguns mais invocados bateram nos portões e arremessaram pedras e fogos de artifício contra os policiais, que reagiram com bombas de gás. Meu Deus! Mas nem em jogo pequeno de domingo de manhã?

Só Fatos, Sem Boatos I - Giovanni, o mesmo de 1995, voltará ao Santos, bastando exames médicos e testes na pré-temporada. Não sei, mas parece que querem com ele o mesmo "efeito mágico" do Petkovic no Flamengo. Já o Botafogo acertou com o uruguaio "El Loco" Abreu, o mesmo ex-Grêmio, assim diz o jogador. O Vasco manterá o lateral esquerdo Ramon, que renovará com o Inter e será emprestado novamente. E o Flamengo liberou o goleiro reserva Diego.

Só Fatos, Sem Boatos II - O Figueirense contratou o lateral João Paulo (ex-Fluminense), o meia Felipe Canavan (ex-Tupi de Juiz de Fora) e o atacante Jean Carioca (ex-Ponte Preta). E o Ceará fechou com os jogadores Augusto, ex-Fluminense, e Douglas Silva, ex-Coritiba.

Diego Souza - Teve revertida a pena pelo "arranca-pernas" no Domingos na semifinal do Paulista 2009 de oito jogos para 100 cestas básicas e jogará o Estadual de 2010 pelo Palmeiras. É brincadeira! Nenhuma pena de tribunal esportivo neste país é cumprida até o fim! O TJD/SP é um filho que dá "orgulho" ao STJD.

Coritiba - Tentará a partir de hoje aliviar a pena dos 30 mandos de campo. Conhecendo o STJD como até feto prestes a ser concebido conhece... Já viu, né?

Atle-Tiba - Rolaria um amistoso agora nos próximos dias, em Foz do Iguaçu, com fins meramente financeiros. Mas o Atlético cancelou por preferir se preparar melhor para o Campeonato Paranaense. Agora, clássico regional amistoso é meio estranho. Não é algo que me agrade tanto, sei lá.

Fluminense - O amistoso com o Rio Branco, às 18h30 do próximo domingo, terá ingressos entre 50 e 70 "lullas". Salgadérrimo o preço para um amistoso.

Flamengo - Hoje tem a posse da presidenta. Aí, deu no site: "Eurico critica Patrícia Amorim". Sim, é o Corleone Mirinda. O despeito não para nunca.

Interliga - Começou em Houston, USA, o torneio entre os oito melhores clubes do México, cujo campeão ficará no grupo do São Paulo na Libertadores. São dois grupos de quatro, com os dois primeiros indo pra semifinal. Não há decisão, o campeão será o semifinalista com melhor campanha em todo o torneio. Primeiros resultados: no grupo A, Atlante 2 x 1 Tecos e América 3 x 1 Santos; e no grupo B, Puebla 4 x 1 Tigres e Monterrey 0 x 0 Jaguares.

Campeonato Espanhol - Um gatinho invadiu o campo durante Barcelona 1 x 1 Villarreal e disparou sem ser capturado. Mas que beleza, eh, eh, eh!!!

Coreia do Norte - Perdeu pro Irã por 1 x 0, mas por ter duas vitórias conquistou o Torneio do Qatar. Duas vitórias e uma derrota. Dunga com medo?

Banalidades Diversas I - Sábado, o "Estrelas" da Globo foi gravado em Angra dos Reis. Custava tanto fazer a Angélica gravar algumas cabeças explicando um cancelamento daquela edição por falta de clima para algo alegre numa região que é só tristeza com as tragédias e reprisar algo antigo pra encher espaço?

Banalidades Diversas II - Li no Alberto Pereira Jr.: sábado, enquanto a equipe de um telejornal corria devido à tragédia em Angra, a apresentadora se divertia com jogos online. Claro, ele não deu o nome nem da apresentadora e menos ainda do telejornal. Algum leitor teria alguma suspeita, interrogação?

Banalidades Diversas III - "Especial da Globo mutilou sambas de enredo, pecou nas edições e se valeu de comunicadores estranhos ao Carnaval. Tinha que ser melhor. Pena." Opinião via Twitter de quem? Cláudio Brito, o líder do ótimo time carnavalesco da Rádio Gaúcha. Opinião de muito estofo e muito crédito.

Banalidades Diversas IV - "Viver a Vida" acabou às 21h50 no sábado. Já às 1h45, "Uma Família da Pesada" tava no ar, com "Corujão" às 2h15. Clima de estranhamento total.

Banalidades Diversas V - Band cancelou ontem parte do "Verão Animado" e, das 19 às 20, exibiu um "Sala de Emergência" sobre as tragédias no Sudeste, com o Datena regressando das férias, tanto apresentando do estúdio quanto reportando no local dos fatos via helicóptero.

Banalidades Diversas VI - A Paulinha Gomes, eterna "Repórter Bandeirantes" (ainda que hoje na Bloomberg), passou uma info importante: o Datenão tem uma cláusula contratual que lhe garante prioridade total na cobertura de qualquer evento jornalístico. O que acham?

Banalidades Diversas VII - Fábio Pannunzio publicou em seu blog este post sobre o caso do Boris Casoy com os garis. Bem argumentado, reconheço, mas opinião da qual discordei respeitosamente.

Banalidades Diversas VIII - Dica do fórum do NaTelinha: a TV Jornal (SBT Pernambuco) mudou seu logo com a virada de ano. Vejam aqui o antigo e o novo, lado a lado.

Os Leitores Comentam

"O Dia errou também. O Ronaldo não tem direito à frente da camisa, e ela nem foi fechada ainda." (Carlos Henrique Dias da Silva)

"Desde os anos 90, a Copa SP deixou o objetivo principal: revelar talentos. O que mais temos são aspirantes a jogadores, e não talentos propriamente ditos.*** Quanto ao triste e comentadíssimo caso do Boris Casoy, quem dançou nessa paradinha foi a Millena Machado. Há quem diga que a risada irônica é a dela. *** Eu ouvi da própria Carlinha Cecato! Numa matéria sobre previsão do tempo nos EUA, a 'moça do tempo' é surpreendida com um pedido de casamento ao vivo. Aí volta para a carlinha e a mesma diz: 'ainda bem que não passei por isso, pois fiquei noiva na semana passada'. Eu também não teria chance nem com ela, nem com a Thalita. Mas olhar não tira pedaço, né? Ou tira? Foi no dia 1/1." (Marques)
Não é que tire, mas como eu mesmo já tive alguns apuros neste sentido, fiquei mais precavido com isso de ser comprometida ou não. E o noivo da Carla é sortudíssimo pra dedéu, ela é um partidaço de primeiro nível. Quanto à Millena, até eu mesmo fiquei com a impressão de ser dela a risada, apenas por ter sido de outra pessoa e ela ter dividido o jornal com o Boris neste dia, me parece que só eles sem o Joelmir Beting. Mas quem sabe eu tô enganado e foi outra pessoa que tava por perto, enfim?

"O SBT passa Chaves em vários horários e dias, mas e 'Chapolin', ainda passa?" (Victor Faria)
Não. Saiu ano passado da grade. No nosso caso, teu do Rio e meu de Porto Alegre, é bem fácil monitorar essa questão: exceção ao jornal local das 12h45 de segunda a sexta (e aqui no RS do nativista "Coisas do Sul" às 9h de domingo), o restante da programação é exatamente igual à de São Paulo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2 de Janeiro de 2010


"Copa Empresário" - É como esta coluna se refere à Copa SP de Juniores (sub-18 agora), que inicia neste sábado com um estúpido número de 92 clubes. Se segure na cadeira e marque aí todos os grupos e os jogos da primeira rodada de cada um:

A, Taboão da Serra - Hoje, Cruzeiro x São José (Porto Alegre) e Taboão da Serra x Botafogo (Ribeirão Preto).

B, Campo Bonito - Amanhã, São Bento x Barueri e Paraná x Marília (Maranhão).

C, Limeira - Amanhã, Internacional (Limeira) x Mogi Mirim e Internacional (Porto Alegre) x Pernambucano.

D, Campinas - Amanhã, Campinas x Ponte Preta e Brasiliense x Vilavelhense.

E, Louveira - Amanhã, Guarani x Rio Preto e Fluminense (Feira de Santana) x Funorte (Minas Gerais).

F, São Bernardo do Campo - Segunda-feira, São Bernardo x Primeira Camisa e Fluminense (Rio) x XV de Jaú.

G, Indaiatuba - Segunda-feira, Primavera x Santo André e Vitória x Santana (Amapá).

H, Jaguariúna - Amanhã, Avaí x Operário (Campo Grande) e São Paulo x CSA.

I, Ribeirão Preto - Segunda-feira, Olé Brasil x Fortaleza e Atlético Mineiro e América (Rio Preto).

J, Piracicaba - Amanhã, Juventude x Juventus (São Paulo) e Vila Nova x XV de Piracicaba.

K, Araraquara - Amanhã, Ferroviária x Vila Aurora e Corinthians x Araguaína.

L, Americana - Amanhã, Rio Branco (Americana) x São Caetano e América (Mineiro) x Americano (Maranhão).

M, Vinhedo - Amanhã, Pão de Açúcar x Sertãozinho e Coritiba x Paraibano

N, São José dos Campos - Amanhã, São José (dos Campos) x Nacional (Manaus) e Grêmio x Confiança.

O, Araras - Hoje, União São João x Atlético Sorocaba e Vasco x CFZ (Brasília).

P, Rio Claro - Segunda-feira, Rio Claro x ABC e Santos x Comercial (Campo Grande).

Q, Porto Feliz - Amanhã, Desportivo Brasil x Ceará e Figueirense x União Barbarense.

R, Leme - Amanhã, Lemense x Marília (São Paulo) e Bahia x Porto.

S, Taubaté - Amanhã, Flamengo (Rio) x Shallon e Taubaté x Paulista.

T, São Carlos - Segunda-feira, São Carlos x Sorriso e Palmeiras x Rio Branco (Acre).

U, Paulínia - Amanhã, Atlético Paranaense x Al-Hilal (Arábia) e Paulínia x Remo.

V, Guarulhos - Amanhã, Flamengo (Guarulhos) x Portuguesa e Goiás x Roraima.

X, São Paulo - Amanhã, Nacional (São Paulo) x Desportiva e Botafogo (Rio) x Piauí.

Só Fatos, Sem Boatos - O atacante Alessandro trocou o Atlético Mineiro pelo Sport.

Zico - Morreu anteontem, de câncer, sua prima Ermelinda Rolim, a Linda, que foi quem sugeriu o apelido que imortalizou Arthur Antunes Coimbra.

Banalidades Diversas I - Quem disse que não teve noticiário na TV na primeira manhã de 2010? Teve sim. Na Band, Sérgio Gabriel já em pé às 7 da matina para o "Primeiro Jornal", e na Record, lá estava a bela Simone Santos pro "Rio Grande no Ar" às 7h20, além do "Fala Brasil" na sequência.

Banalidades Diversas II - Desclassificante o que disse Boris Casoy sobre os garis, inadvertidamente posto no ar quando o "Jornal da Band" foi pro intervalo. Falha do operador de áudio? De fato. Mas o Boris é veterano o suficiente pra saber tanto que é um perigo dizer qualquer coisa fora do tom usando um microfone de lapela quanto, nos dias atuais, um "ai" que o sujeito cometa e os YouTubes da vida popularizam mais rápido que uma Ferrari.

Banalidades Diversas III - Ontem ele até pediu desculpas, que, no entanto, não convenceram muita gente. Sabem como isso poderia não digo ser remediado, mas ganhar uma resposta que satisfizesse o público? Faz uma matéria especial para o "JB" com um dia na vida dos garis, mostrando sua rotina de trabalho e os pensamentos e sonhos dos mesmos, com um diferencial: o próprio Boris vivendo a vida de um gari por 24 horas. Que tal?

Retrospectiva PB - Agora que 2009 acabou a pleno, segunda-feira publicarei uma retrô diferenciada, com "troféus" bem-humorados pra cada destaque. Seja o que Deus quiser...

Os Leitores Comentam

"O patrocínio do Corinthians nem saiu ainda, como vai ser igual o do Flamengo? E se confirmarem esses 38 milhões na frente, o Ronaldo não tem direito a nada. Ele tem direito a 80% das mangas e calções, que pode chegar a 22 milhões, num total de 60 milhões." (Carlos Henrique Dias Silva)
Não sei onde o amigo leu isso, mas o que falei no "Plantão" de ontem foi baseado nesta notícia do O Dia, que diz claramente que o Fla decidiu fechar acordo com a Batavo por ter a confirmação do patrocínio da Hypermarcas com o Corinthians. Se o jornal errou, errei junto ao ir na dele. Paciência.

"Marcus Aurélio Castro: assino embaixo! Enquanto o STJD for formado por 25 cariocas de 40 advogados, o futebol do Rio de Janeiro vai se salvar desses casos facilmente. Vocês já notaram que esse caso saiu da pauta? Enquanto isso, o 'gagá' Juca Kfouri bateu no Coritiba sem dó. Não é à toa que o mesmo é mal visto! *** Esse caso inacreditável do Bahia só mostra que o modelo de gestão do futebol do eixo Norte/Nordeste está ultrapassado. Onde vivo, Pernambuco, enquanto cresce em termos financeiros, acima da média do Brasil, no futebol vai na contramão. Se continuar como está, não teremos representante na Primeira Divisão no futuro bem próximo! Falo do Nordeste, pois o Norte é Terceira Divisão no mínimo! *** A ciniquíssima Globo exibiu uma furadíssima retrospectiva enaltecendo o Flamengo, que ganhou esse campeonato mal visto e falado. Nada contra, até por que o Mengo jogou bola. O problema é como ficou feio principalmente nos jogos finais, seus adversários abriram! Na Inglaterra, o Wolves foi 'chamado às falas' pela Liga por 'abrir' para o Manchester e deve ser punido. Aqui, apoiaram essa 'entrega'. *** Ontem, vi o 'Fala Brasil'. Até aí, nada de mais. Só que as bonitonas eram a Carla Cecato e Thalita Oliveira. O duro era pra quem olhar! *** A Carla - esse nome é um trauma para este que vos fala - é noiva, infelizmente. E a Thalita, é solteira?" (Marques)
Onde você leu ou viu que a Carla é noiva? Nem sabia disso, assim como não sei se a Thalita é solteira ou comprometida. Até larguei mão desse negócio, parei de observar as bonitonas sob este aspecto (não vou nunca conseguir ter chance com alguma qualquer, então nem dou mais bola pra este quesito).

"Passaram hoje esses episódios do 'Chaves': o que cada um faz suas promessas pro ano novo foi às 12h45, e o outro que tem um monte de brinquedos na vila foi às 14h15. Confesso não lembrar de ter visto esses episódios antes, talvez seja por eles só passarem uma vez por ano que eu tenha esquecido." (Victor Faria)
Exatamente, são episódios que o SBT transmite apenas nas datas às quais se referem. O das 12h45 não vi obviamente, mas o das 14h15 sim - e da primeira fase da dublagem, com a Chiquinha dizendo "imagine" e não "pois é", e o Professor Girafales tendo sua primeira voz (Potiguara Lopes).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1 de Janeiro de 2010


2010 - Chegou o novo ano. E dá para acreditar que mal isso acontece e já tem atualização neste site? Quem mandou ter pauta suficiente ontem?

São Silvestre - Para o Brasil ganhá-la novamente, só se impedirem a vinda dos africanos - isto é, especialmente dos quenianos. A distância que o James Lanche Rápido (QuibeTang) abriu para o segundo colocado foi covardia. Cada vez mais me impressiono com o fôlego desses africanos no atletismo.

Só Fatos, Sem Boatos I - O Bahia acertou com Edílson - sim, aquele Edílson, parado há dois anos, desde que saiu do Vitória. Por que algo me diz que tem cheiro de acerto de dívida antiga essa negociação? Fora que, com Edílson e Renato Gaúcho no mesmo clube, barulho é o que não faltará no Tricolor. Ainda no Nordeste e com um pezinho no Sudeste, o zagueiro Asprilla trocou o Náutico pelo Guarani, que repõe com ele a lacuna na zaga deixada pela saída de Bruno Aguiar, que foi pro Santos. Peixe, que fechou com o beque Durval, ex-Sport.

Só Fatos, Sem Boatos II - O Fluminense manterá Wellington Silva só até 2011, quando ele completará 18 anos e poderá se transferir pro inglês Arsenal, que pagou 10 milhas de "lullas" pelo jovem meio-campista. Além disso, ficará nas Laranjeiras o lateral direito Mariano, quatro anos mais. E o Botafogo perdeu o atacante Reinaldo, que fechou com o Samsung Bluewings, mesmo novo clube de outro ex-alvinegro, Juninho.

Só Fatos, Sem Boatos III - Saiu do Internacional o lateral esquerdo Chiquinho, que sempre prometeu, mas nunca vingou a pleno. No Juventude, o novo goleiro é Sílvio Luiz, que estava fora havia um ano e meio devido a um grave acidente automobilístico em 6/08, quando estava acertado com o fluminense Boavista. Mais goleiro no Sul: no Figueirense, chegou Moreno, revelado pelo Flamengo e que estava no Botafogo candango.

Guiñazu - O Inter não abriu mão das 34 milhas de notas da multa e o São Paulo desistiu dele. Claro, queria levá-lo de graça apostando na linha cruzada do jogador com o Colorado. Espertinho o Tricolor, né? Bom, agora é ver como ficará o clima para "El Cholo Loco" principalmente com a torcida vermelha.

Flamengo - Fechou patrocínio de 25 milhas de "lullas" para este ano com a Batavo. Considerando apenas os clubes, é o maior patrocínio do Brasil empatado com o Corinthians, que levará 25 milhões da Hypermarcas - esta fechou um total de 38 milhões, só que 13 milhões vão exclusivamente pro Ronaldo.

Grêmio - Já promete até acionar a FIFA caso o Maxi Lopez se transfira pra Lazio. É um rolo danado que nem vale a pena explicar, e insisto: não se justifica tanto tempo perdido com um jogador absolutamente comum que não fez nada de especial - salvo, pros tricolores, o gol da vitória no Gre-Nal do Centenário.

Pelé - Leio no Eduardo Arruda que o Naviraiense quer levá-lo no jogo de ida contra o Santos, pela Copa do Brasil, em 10/2. Sacada boa inclusive "marketingamente" (inventei agora este termo) falando, se acontecer.

Corinthians - Um adversário seu na Libertadores fará amistosos aqui no RS neste início de ano. O Cerro Porteño enfrentará o Pelotas na próxima quinta-feira e o Inter de Santa Maria dois dias depois, alem de anunciar em seu site um jogo no dia 12 contra o Inter de Porto Alegre, que não o confirma ainda.

River Plate - Seu novo presidente, Daniel Passarella, disse que o clube "está em coma". Motivo: deve o equivalente quase 70 milhões de reais. Se isso é estado de coma, então o Flamengo é um morto-vivo com suas 400 milhas de notas pendentes...

El País - Eleição dos melhores das Américas em 2009 pelo jornal uruguaio apontou Verón como melhor jogador e Bielsa melhor treinador. Concordo com ambas escolhas.

É campeão! - Saiu o primeiro de 2010 no futebol mundial: o Gamba Osaka, dos brasileiros Lucas (ex-Botafogo/SP, Atlético Paranaense, Corinthians e Cruzeiro) e Pedro Júnior (ex-Grêmio e Vila Nova), bi da Copa do Imperador do Japão com 4 x 1 no Nagoya Grampus. Jogo foi por volta das 3h (Brasília).

Banalidades Diversas I - Deu pra iniciar 2010 com "os dois pés direitos" na TV: se eu ligava na TVCOM, estavam as cativantes Maria Paula Letti e Maysa Bonissoni; e na hora da virada, a Band nos brindou com uma Nadja Haddad mais deslumbrante que nunca, a própria estrela de Hollywood dos anos 50.

Banalidades Diversas II - Verdade seja dita: também dei umas beliscadas na "Fazenda", só porque a Sheila Mello estava irresistivelmente sexy.

Banalidades Diversas III - Leio na Janaína Nunes que, depois que acabou a faculdade de Jornalismo, o dono da RedeTV!, Amilcare Dallevo, vive palpitando nas reportagens dos noticiários da emissora, e não que alguém reclame disso, apenas causa estranhamento. Dono pode tudo, né? (risos)

Banalidades Diversas IV - Teriam os episódios de Ano Novo do "Chaves" entrado pro grupo dos perdidos? Neste 31/12, dois episódios comuns passaram no SBT: o do "pegue este charuto e me dê o estilingue" às 12h45 (só São Paulo) e o do Seu Madruga fotógrafo às 14h15. Só se deixaram para passar hoje.

Banalidades Diversas V - Passou ontem no "Globo Esporte" uma matéria, do Renato Peters, sobre o ex-"BBB" Fernando Fernandes, que ficou paraplégico em 2009 e tem mostrado uma bonita força de vontade apesar deste infortúnio. Ele tem praticado esportes como canoagem e corrida, esteve ontem na São Silvestre e pretende disputar os Jogos Paraolímpicos. Bacana!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), e colunista do NaTelinha.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha

LEIA
COLUNAS ANTERIORES

.


.

 

Receba todos os
dias, no seu e-mail,
as manchetes do
nosso site. Tenha
uma prévia do que
será lido na íntegra
em nossas páginas. É fácil: basta assinar
gratuitamente a
"Newsletter do PB"
clicando aqui.

 

 

 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.